A DUREZA DE DIZER A VERDADE




Quantas vezes você mentiu para não magoar, não ofender, não criar uma situação difícil ou mesmo, livrar-se de uma? Nestes momentos, perguntado se mentir é errado, você diria: depende...
Pois é, depende de quê? Os fins justificam os meios, como dizia o medieval Maquiavel? Existem situações em que melhor é mentir, dirá você.
Que situações? Situações que agora serão remediadas, mas não resolvidas e, de certo, mais à frente voltarão talvez com mais força destrutiva?
Duro e difícil, mas dizer a verdade sempre é necessário para o bem de todos os envolvidos. Quem mente, cria uma realidade que não existe e que para mantê-la, de certo, criará novas mentiras envolvendo-se em uma rede de produção de ilusões que não deixará sua alma em paz, bem como, quem recebeu a mentira como verdade, seguirá acreditando no que não existe e vivendo em uma ilusão que a qualquer momento poderá ser desfeita e as conseqüências poderão ser catastróficas.
Mas, talvez, mesmo dando-se conta disto, continuamos mentindo para o parceiro, para os filhos, em nosso ambiente de trabalho, no ambiente acadêmico, para amigos.
Neste momento, mentir começa a se tornar patológico. A mitomania, um transtorno de uma personalidade que compulsivamente cria realidades para atender seus anseios ou mesmo atender anseios dos outros.
Ou seja, mentir é e será sempre um caminho perigoso. Uma pequena mentira pode surtir um grande efeito e este grande efeito nos recompensar de tal forma prazerosa que irá nos impulsionar a criar mais mentiras, sofisticá-la e quando nos dermos conta, se é que nos daremos conta, nos veremos envolvidos em um mundo de ilusões.
Quem mente não se sente capaz de assumir a responsabilidade por seus atos, seus pensamentos, seus desejos.
Se você encontra-se nesta situação ou mesmo conhece alguém que esteja passando por isso, dê uma chance a você mesmo de fazer algo por você ou pelo outro efetivamente. Estimular a autoestima confiando que erros todos cometem, e pagar o preço por eles, pode ser uma forma de aprendizado produtiva, é um caminho.
Não mentir é aceitar a realidade dos fatos e principalmente, aceitar-se.
Concorda comigo?
Só para registro e reflexão

Comentários