O ABUSO NAO É SOMENTE SEXUAL.

ABUSO SEXUAL. 

Este tema tem sido veiculado na mídia, e provocado diversas reações. É algo muito sério.
E é muito mais comum do que se imagina.
Algumas estatística trazem números que revelam que mais de 50% das mulheres já passaram por alguma situação de abuso na sua vida.
Recentemente assisti uma constelação sistêmica cuja questão central era o abuso. Ela não classificou de sexual, a princípio. O Facilitador perguntou se se lembrava de alguma situação em particular na sua vida? "Não", foi a resposta.
Mas, então, de onde você tirou a idéia que foi abusada?
"Eu tenho uma travação. Sinto um bloqueio emocional, dificuldade de me relacionar, de me lançar na vida. Sinto travação também no corpo, na região da bacia".
Tem algum caso de abuso na sua família?
"Sim, uma prima minha. Foi meu avô materno que abusou dela."
Quantos irmãos sua mae teve?
"Elas eram em quatro irmãs, e foi com a filha de uma delas... Meu avô era (é) alcoólatra..."
Neste momento o Constelador acrescenta que onde há alcoolismo existe grandes chances de abuso, não somente sexual. O sentimento de TERROR que os filhos sentem quando o pai chega em casa alcoolizado, e pode ficar violento, e quebrar todas as coisas, gera uma grande INSEGURANÇA. Ele acrescenta: -- com certeza sua mae também foi abusada. Não sei se sexualmente, mas O ABUSO NAO É SOMENTE SEXUAL.
Toda vez que um adulto desrespeita a criança na sua fragilidade, na sua inocência, ocorre algum tipo de abuso.
Toda vez que um adulto, mais comumente a mãe, usa a criança para PREENCHER ALGUM VAZIO DENTRO DELA, isto se configura como abuso, sutil, mas velado. Um adulto usando uma criança para satisfazer necessidade do mundo adulto, isto é abuso (como colocar um filho, pequeno, no lugar de marido, de companheiro, desde pequeno - não é dificil encontrar no Facebook uma foto de mae dando uma "bicota" no filho). Criança precisa brincar. SOMENTE ISTO.
Então se iniciou a constelação. A Cliente escolheu uma representante para ela, outra para sua mãe, seu pai e também para o abuso . Eu representei o pai. Ficou a filha de frente para o pai e a mãe de frente para o abuso.
Esta disposição revelou uma forte relação da filha com o pai. E uma forte relação da mãe com o abuso.
O Constelador perguntou, como é sua relação com seu pai?
"Eu sou casada, e moro em outra cidade. Meus pais são separados. Mas até há pouco tempo atras eu falava com meu pai uma ou duas vezes por dia, durante anos..."
E para quê voce falava com ele tanto assim? Perguntou o Constelador.
"Para mostrar para ele que eu estava viva. E para cuidar dele também..."
Mas como foi que você entrou neste papel de mãe do seu pai?
"Tenho a sensação que se eu não cuidar dele, ele MORRE!".
O Constelador disse: a filha com mais força e poder que o pai! Que salva a família.... isto é uma armadilha. Uma prisão.
Neste momento o Constelador resolve aprofundar a pesquisa na família da mãe. E se viu que a mãe da mãe não ligava muito para ela, e veio a informação que esta avó depois de se separar do marido virou prostituta (para poder sustentar a família).
Depois, no aprofundamento da família do pai, (que é dependente químico igualmente) se constatou o mesmo padrão: exclusão de pessoas, abandono, indiferença afetiva, desrespeito aos filhos.
No papel de pai, eu sentia uma força me puxando para trás, e me derrubando. A conexão sistêmica. A força das confusões dos antepassados puxando o pai.
A mãe muito ligada ao pai dela. (avô da cliente). A intérprete do abuso estava colada neles dois.
A REPETICAO que os filhos fazem das confusões dos pais, para poderem PERTENCER, os liga, de maneira amorosa, à família. E mantém as confusões gerações por gerações.
Nao se trata de buscar CULPADOS. Seria muito simples dizer que o pai era o culpado. Mas, a própria constelação mostrou, a participação indireta da mãe, que fazia vistas grossas. Afinal foi a mãe quem escolheu este homem no meio de muitos, e não por acaso. Mas o mais importante é que ESTA É UMA CONDIÇÃO QUE OCORRE EM FAMÍLIAS DOENTES. A família está em desordem, e isto relacionado com muitas gerações. Sem a abordagem sistêmica fica dificil contextualizar de maneira apropriada.
Muitas situações de PÂNICO, medos, ansiedade, frustração, divórcios, dificuldades sexuais, anosgarmia, endometriose, infertilidade feminina, impotência masculina, e muitas outras afecções PODEM ter relação com situações de abuso. A criança não entende as questões de sexualidade, por serem crianças. A filha, muitas vezes por amor (e agradecimento) à mae, e algumas vezes ao pai, se submetem em silêncio. Mas não podemos esquecer, como eu disse, o abuso VELADO é o pior de todos, seja sexual ou não.
A BOA NOTICIA. É possível ter um outro olhar sobre esta situação, por mais complexa que tenha sido. Um OLHAR DE ADULTO, amoroso, verdadeiro, corajoso. Que pode ressignificar na alma do abusado. Não se trata de apagar, nem esquecer, e nem tirar a responsabilidade dos envolvidos,nem mesmo de se perdoar ou não perdoar, ou de punir quem quer que seja, mas se trata de LIBERTAR a alma da criança que ficou CATIVA, e isto HOJE, para que a vida prossiga, para que se aprenda a amar novamente, para construir relações afetivas construtivas e para dar um futuro melhor aos descendentes. Não digo que é fácil, mas pelo que tenho visto em diversas constelações e atendimentos individuais em consultório o resultado é um grande alivio, e muitas vezes as clientes saem em paz.
Não posso esquecer que muitos casos de abuso sexual também são de meninos. E a geração 50/60 foi bastante exigida em termos de perfeição. Não foram vistos. Não olharam para a criança, para o filho, mas os pais enxergaram somente o PROJETO de filhos que tinham na suas mentes. Isto também é abuso, e, depois de acolhido e ressignificado, pode-se viver de maneira mais leve.
Isto nao é mágica, mas é um processo de ressignificação. Caso você tenha cicatrizes na sua alma, e esteja bloqueada na vida, sem desfrutar da jornada, com mágoa, com o coração fechado abra o seu coração, mande uma mensagem para o Universo, e observe que alguma porta vai se abrir. Alguém vai chegar. A Constelação não é a única possibilidade, mas é uma possibilidade real. Existem várias outras possibilidades, mas é necessário que você queira, que você busque. Os beneficiados serão os seus descendentes e os seus ascendentes também. Isto sem falar em você. Você merece aliviar sua caminhada!


Comentários